domingo, 29 de outubro de 2017

Conheça o CmapTools

            Após um estudo detalhado referente aos mapas conceituais e a Teoria da Aprendizagem Significativa, que fundamenta o mapeamento conceitual, buscou-se uma ferramenta capaz de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Sabe-se que para elaborar um mapa conceitual pode ser utilizado apenas lápis e papel, porém, na sociedade em transformação onde vivemos e diante da realidade em que se encontram os estudantes, é importante que o professor repense constantemente a sua prática pedagógica e procure incluir as TIC´s na sala de aula.
            O professor e a escola precisam se reinventar se desejar sobreviver como instituição social na atualidade. Para Serafim e Sousa (2011) é essencial que o professor se aproprie de gama de saberes advindos com a presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação, para que estes possam ser sistematizados em sua prática pedagógica. Porém, a autora lembra que a utilização e mediação que o docente faz entre a sua prática pedagógica e o computador depende de como ele entende esse processo de transformação e de como se vê diante desta realidade. O docente precisa avaliar se o uso da tecnologia pode ser algo benéfico e favorável ao seu trabalho ou se é uma ameaça a ponto de se sentir acuado com as mudanças.

Após conhecer algumas ferramentas para elaborar mapas conceituais, optou-se pelo software CmapTools, de fácil utilização e também por estar disponibilizada gratuitamente, na internet, para fins de pesquisa e uso acadêmico. Outro fator que influenciou na escolha da ferramenta é que, além de dedicar-se exclusivamente à construção de mapas conceituais, ele vem sendo implementado pelo IHMC (Institute for Human and Machine Cognition) e foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores ligados a Novak, um dos idealizadores do trabalho com os mapas conceituais, por isso acredita-se ter a credibilidade necessária para a sua utilização neste trabalho. As autoras Marriot e Torres (2015) reforçam o uso do software, afirmando que a cada nova versão, mais recursos são criados e disponibilizados tendo por base os estudos de Novak e de pesquisadores comprometidos com os princípios da aprendizagem significativa e da construção do conhecimento.
No mapa a seguir é possível observar alguns recursos  disponíveis ao utilizar o software.

REFERÊNCIAS:
MARRIOT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion. Mapas Conceituais uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. Coleção Agrinho. Governo do Estado do Paraná. 2015. Disponível em: <http://www.agrinho.com.br/materialdoprofessor/mapas-conceituais-uma-ferramenta-para-construcao-de-uma-cartografia-conhecimento>. Acesso em: 03 jun. 2015.
SERAFIM, M. L.; SOUSA, R. P. Multimídia na Educação. 2011 Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-02.pdf
Acesso em 12 out. 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário