Após
um estudo detalhado referente aos mapas conceituais e a Teoria da Aprendizagem
Significativa, que fundamenta o mapeamento conceitual, buscou-se uma ferramenta
capaz de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Sabe-se que para
elaborar um mapa conceitual pode ser utilizado apenas lápis e papel, porém, na
sociedade em transformação onde vivemos e diante da realidade em que se
encontram os estudantes, é importante que o professor repense constantemente a
sua prática pedagógica e procure incluir as TIC´s na sala de aula.
O
professor e a escola precisam se reinventar se desejar sobreviver como instituição
social na atualidade. Para Serafim e Sousa (2011) é essencial que o professor
se aproprie de gama de saberes advindos com a presença das tecnologias digitais
da informação e da comunicação, para que estes possam ser sistematizados em sua
prática pedagógica. Porém, a autora lembra que a utilização e mediação que o
docente faz entre a sua prática pedagógica e o computador depende de como ele
entende esse processo de transformação e de como se vê diante desta realidade.
O docente precisa avaliar se o uso da tecnologia pode ser algo benéfico e
favorável ao seu trabalho ou se é uma ameaça a ponto de se sentir acuado com as
mudanças.
Após conhecer algumas
ferramentas para elaborar mapas conceituais, optou-se pelo software CmapTools, de
fácil utilização e também por estar disponibilizada gratuitamente, na internet,
para fins de pesquisa e uso acadêmico. Outro fator que influenciou na escolha
da ferramenta é que, além de dedicar-se exclusivamente à construção de mapas
conceituais, ele vem sendo implementado pelo IHMC (Institute for Human and
Machine Cognition) e foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores ligados a
Novak, um dos idealizadores do trabalho com os mapas conceituais, por isso
acredita-se ter a credibilidade necessária para a sua utilização neste
trabalho. As autoras Marriot e Torres (2015) reforçam o uso do software, afirmando
que a cada nova versão, mais recursos são criados e disponibilizados tendo por
base os estudos de Novak e de pesquisadores comprometidos com os princípios da
aprendizagem significativa e da construção do conhecimento.
No mapa a seguir é possível
observar alguns recursos disponíveis ao
utilizar o software.
REFERÊNCIAS:
MARRIOT,
Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion. Mapas Conceituais uma ferramenta para a construção de uma cartografia
do conhecimento. Coleção Agrinho. Governo do Estado do Paraná. 2015.
Disponível em: <http://www.agrinho.com.br/materialdoprofessor/mapas-conceituais-uma-ferramenta-para-construcao-de-uma-cartografia-conhecimento>. Acesso em: 03 jun. 2015.
SERAFIM,
M. L.; SOUSA, R. P. Multimídia na
Educação. 2011 Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-02.pdf
Acesso em
12 out. 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário